Os rodapés podem parecer meros detalhes, mas são recursos decorativos capazes de fazer bastante diferença na decoração de um ambiente.
Apesar de terem sido feitos para proteger a fiação elétrica e evitar o risco de choques, acabaram se tornando peças que dão um toque especial.
No entanto, atualmente é possível encontrar uma grande variedade de modelos e estilos de rodapé, fazendo com que não seja tão fácil decidir na hora da compra.
Então, confira a seguir as principais vantagens e desvantagens dos tipos mais comuns: o rodapé de plástico e o rodapé de madeira!
Vantagens e desvantagens do rodapé de madeira
O rodapé de madeira é uma ótima opção para quem aprecia uma decoração mais rústica e, ao mesmo tempo, elegante.
Contudo, esse tipo de rodapé é mais indicado para ambientes secos, como salas e quartos, por poderem contrair mofo e estragar o seu efeito delicado, além do custo para fazer a manutenção.
Para ajudar a prevenir contra eventuais danos a um rodapé de madeira, é possível realizar a aplicação de verniz para torná-lo impermeável, fazendo com que dure por mais tempo.
Na hora de instalar o rodapé de madeira, é necessário utilizar buchas e parafusos, que podem ser adquiridos da mesma tonalidade da madeira escolhida para combinar com o restante do espaço.
Por ser um material inflamável, os rodapés de madeira não oferecem a opção de passar fios elétricos para organizar e proteger o ambiente.
Vantagens e desvantagens do rodapé de plástico
O rodapé PVC, feito de plástico, vem ganhando espaço nas decorações mais modernas e práticas, além de ser a melhor alternativa para quem deseja aplicar um rodapé em cômodos úmidos, como o banheiro e a cozinha, já que não mofa.
No geral, a aplicação é bastante prática e não precisa de parafusos, pois diversos modelos oferecem a possibilidade de apenas encaixá-los.
Outro benefício é que esse material é ótimo para proteger a fiação, já que é um isolante térmico.
Então, pronto para enfeitar ainda mais a sua casa com o rodapé ideal? Aposte nesse detalhe e traga mais beleza para o seu espaço!
Deixe seu Comentário.