Escolhendo rodapé para porcelanato

0

O rodapé serve para dar um acabamento harmonioso à junção entre piso e paredes e também proteger a parede do impacto de vassouras e aspiradores de pó. Porém, como esses dois itens são feitos de materiais diferentes, o encontro entre eles nem sempre fica bonito e harmonioso, sendo necessário analisar diversas questões para realizar a melhor escolha.

Uma ótima dica é usar o mesmo material que foi usado no piso, para o rodapé. Por exemplo, se o piso for porcelanato, você pode fazer o rodapé de porcelanato também! Não tem como errar. Hoje em dia, os próprios fabricantes de porcelanato oferecem rodapés que acompanham o piso. Fica harmônico e dá a sensação de que o espaço é mais amplo.

Outra opção do rodapé para porcelanato é fazer um rodapé acompanhando parede. Isso vale para paredes de cores neutras ou intensas. Esta técnica dá a sensação de que seu pé-direito é mais alto, mas para isso é necessário escolher um modelo de rodapé que aceite pintura: pode ser MDF, madeira, poliestireno, PVC. Depois, basta pintar o rodapé da mesma cor da parede.

Para quem não quer errar, combinar o rodapé com a soleira e a cor das portas é sempre uma alternativa segura. O material, entretanto, não precisa ser o mesmo. Basta que as tonalidades combinem. É preciso ressaltar que, se houver um contraste muito alto entre a parede e o rodapé, o pé-direito pode ficar com um visual achatado.

Usar o rodapé do mesmo material do piso torna tudo mais prático e barato. Mas um rodapé em MDF, poliestireno, madeira, mármore ou granito também são muito bem-vindos em um ambiente, já que possibilitam a passagem de cabos de telefonia, TV e fiação elétrica.

Antes de eleger seu modelo favorito, é necessário avaliar se o material é adequado para sua casa – leve em conta a presença de umidade nos ambientes e o quanto você está disposto a cuidar da manutenção.  Os rodapés em madeira, MDF ou qualquer material sensível à água não devem ser utilizados em áreas externas ou muito úmidas. Podem ser usados no máximo em lavabos, já que não recebem tanta água no piso.


Deixe seu Comentário.


Comentário