Os rodapés dão um toque de charme ao ambiente, deixando o encontro entre a parede e o chão da casa com um certo charme. Eles podem ser de muitos tipos, formatos e materiais, contudo, acabam sendo grandes acumuladores de poeira e sujeira, tendo em vista que ficam no chão, e podem deixar sua aparência danificada se não forem constantemente limpos. Ações simples que podem ser realizadas uma vez por mês garantem que os rodapés, especialmente os brancos, para que fiquem bonitos por muito mais tempo.
Para começar a limpar os rodapés produzidos com plástico (PVC ou Poliestireno), passe o aspirador ao longo do rodapé, especialmente na borda superior onde acumula mais poeira. Se não tiver o aspirador, basta passar uma vassoura limpa.
Em seguida, passe um pano úmido. Caso você queira eliminar manchas, é recomendado o uso de uma esponja macia e úmida com sabão de coco, e em seguida finalizar com um pano umedecido em água para retirar o excesso de produtos. Já se for um rodapé de poliestireno, a indicação é fazer a limpeza com pano úmido e detergente neutro. Não use escovas de cerdas duras ou produtos abrasivos, eles podem danificar o rodapé.
Já nos casos de rodapés feitos de gesso, que é um material que não tolera água, deve ter sua limpeza feita a seco. Por ser poroso, a água se infiltra no material, causando manchas ou deteriorando, fazendo com que se quebre ou solte. O melhor é fazer uso de um pincel, flanela ou espanador para retirar suavemente a poeira da superfície.
Quanto à madeira e ao MDF, eles até podem ser limpos com água, mas não em quantidade abundante. O mais correto é utilizar um aspirador de pó, vassoura ou pano seco para tirar o excesso de sujeira do rodapé deste material. Logo em seguida, utilize um pano ou esponja umedecida em água e aplique sobre o local. No caso do MDF, um pouco de detergente pode ser acrescentado à água.
Deixe seu Comentário.